Porquê SEAPOWER?

SEAPOWER

Enquadramento

 

O SEAPOWER – ASSOCIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA DO MAR (SEAPOWER) é uma associação de direito privado, com vocação para o desenvolvimento de projetos inovadores  ligados á economia azul, com um modelo de gestão e dinâmica  empresarial.

Constituído em 2022 por iniciativa da Universidade de Coimbra  e em estreita colaboração com entidades   ligadas à economia azul  com o intuito de valorizar conhecimento e inovação fomentando fortes relações com o tecido empresarial, o SEAPOWER está apostado no desenvolvimento de  um ecossistema capaz de proporcionar uma resposta de excelência na entrega de produtos e serviços, orientados às necessidades de I&D+i das empresas portuguesas, através de atividades de prospeção tecnológica, inovação, transferência de tecnologia, prototipagem, consultoria técnico-científica e prestação de serviços.

O SEAPOWER apresenta também uma forte aposta na área da  formação, com o objetivo de dotar a comunidade empresarial em geral e a indústria em particular de um modelo de formação baseado na aquisição de conhecimentos técnicos e competências comprovadas para a indústria, em articulação com a academia, especialmente com a Universidade de Coimbra, complementando e desenvolvendo  a oferta formativa nas áreas associadas às indústrias ligadas à economia azul.

Porquê SEAPOWER?

Os desafios associados á transição energética e á descarbonização da economia azul, o combate às alterações climáticas e a digitalização da indústria definem por si só a necessidade da criação do SEAPOWER como o único Centro de Transferência e Inovação (CTI) exclusivamente ligado á economia azul. O nosso posicionamento carateriza-se por:

  • Alinhamento com os objetivos EU Green Deal: 55% redução emissões CO2 até 2030
  • Com o desígnio de ajudar a responder à limitada cobertura digital no setor da economia azul
  • Suporte às PMEs nacionais, de forma a ajudar a criar produtos de referência, capazes de serem escalados disponibilizando meios de investigação e desenvolvimento de produto.
  • Disponibilização de instalações e equipamentos de ponta.
  • Fortalecendo a conexão entre o mundo empresarial / industrial, académico e o mundo científico.
  • Disponibilização de recursos humanos altamente qualificados.
  • Uma organização flexível, multidisciplinar com uma ampla gama de serviços e soluções e forte orientação para as empresas.
  • Organizamos formação à medida das necessidades dos nossos associados, parceiros e clientes.
Seapower

O objetivo é potenciar competências de ID&I na Economia Azul

Porquê SEAPOWER?

Áreas de Interesse ID&I

Energia Offshore

Energia Offshore

Produção Digital

Produção Digital

Eletrificação

Eletrificação

Veículos Autónomos

Veículos Autónomos

Geração de Hidrogénio

Geração de Hidrogénio

Infraestruturas

Infraestruturas

E-Fuels

E-Fuels

Biotecnologia

Biotecnologia

Energia Offshore

Energia Offshore

Eletrificação

Eletrificação

Geração de Hidrogénio

Geração de Hidrogénio

E-Fuels

E-Fuels

Produção Digital

Produção Digital

Veículos Autónomos

Veículos Autónomos

Infraestruturas

Infraestruturas

Biotecnologia

Biotecnologia

Transição Digital e Ecológica do Setor

procurando obter ganhos de eficiência operacional e vantagens competitivas para as organizações do setor do Mar, mas também redução de emissões e pegada de carbono

Forte impulso por via dos fundos europeus e PRR

a SEAPOWER participará de uma forma recorrente em consórcios nacionais e internacionais para o desenvolvimento de projetos de ID&I

Alinhamento com os objetivos EU Green Deal:

em particular os objetivos de redução emissões em 55% até 2030 (Fit for 55)

Existência de PMEs nacionais premiadas

reconhecidas internacionalmente, e com produtos de referência, mas que, para alcançarem o sucesso necessário carecem de escala e meios de investigação e desenvolvimento de produto
Exemplo: MARLO, Xsealence, IYB

Responder à limitada cobertura digital no setor

nomeadamente em setores como o transporte marítimo e intermodal, onde uma parte muito substancial dos processos não se encontram digitalizados.

Necessidade de capacidade

as empresas envolvidas debatem-se com escassez de talento e competências específicas em determinados domínios, que poderão ser colmatadas pela colaboração com entidades como a Universidade de Coimbra

opiniões

Testemunho

pt_PTPortuguese